Inauguração de livraria de rua em Vitória terá livros a partir de R$ 10
15/08/2024A clássica livraria de rua, com uma pequena cafeteria, levará os amantes dos livros a um delicioso retorno ao passado com ótimas leituras regadas a um café acolhedor
Consolidada no mercado editorial como a editora dos clássicos inéditos ingleses no Brasil, Pedrazul Editora, que já se com a publicação de centenas de títulos memoráveis, comemora 12 anos e traz uma novidade para os leitores capixabas: a “Lojinha da Fábrica”
A novidade, que é uma clássica livraria de rua, com uma pequena cafeteria, levará os amantes dos livros a um delicioso retorno ao passado com ótimas leituras regadas a um café acolhedor
inauguração acontece nesta quinta-feira (15) durante todo o dia, das 9 às 21 horas. A sede fica na Avenida Paulino Müller, em Jucutuquara, Vitória. Haverá promoção de livros durante todo o dia, com títulos a partir de R$ 10.
Além disso, quem quiser ganhar um livro novinho de graça com o selo Pedrazul, pode levar um outro para doação, que pode ser de qualquer título ou gênero.
“A Lojinha é um sonho realizado, a consolidação de uma trajetória de sucesso da Pedrazul que começou em 2012. Nosso espaço vai levar os leitores a um tempo em que livrarias de rua faziam parte da nossa vida, com livreiros que sabiam exatamente as histórias dos livros. Essa experiência que pretendemos resgatar”, destaca a diretora e sócia fundadora da Pedrazul, Chirlei Wandekoken.
Os livros recebidos serão dados para escolas do município. “Sabemos da nossa responsabilidade social e queremos com essa ação ajudar a formar novos leitores desde cedo”, ressalta Chirlei.
A história da PedraAzul
A história de fundação da Pedrazul Editora começa em 2012 e bem poderia ter saído das páginas de um livro. A sócia fundadora Chirlei Wandekoken conversava com uma amiga que visitava sua casa nas montanhas capixabas de Domingos Martins, no Espírito Santo, região onde está localizada a famosa Pedra Azul ou Pedra do Lagarto.
Aos pés de uma lareira, as duas falavam sobre os clássicos ingleses que sonhavam em ler, livros esses que ainda não haviam sido lançados no Brasil.
Chirlei foi desafiada pela amiga a criar uma editora que trouxesse para o Brasil títulos memoráveis das eras Georgiana e Vitoriana, por exemplo (séculos XVIII e XIX, respectivamente), cujos autores influenciaram o estilo da escritora inglesa mais conhecida no mundo: Jane Austen.
A autora era uma paixão das duas amigas. Um mês depois, Chirlei foi convidada pelo publicitário Eduardo Barbarioli para juntos montarem uma editora; mais dois outros sócios se juntaram a eles na empreitada.
Inicialmente a ideia do Eduardo era abrir uma editora em outro segmento, mas Chirlei, apaixonada pelos clássicos, levou a editora para a direção em que fora desafiada antes por sua amiga: uma editora cujo nicho seriam os clássicos, especialmente os ingleses, mas também escoceses, irlandeses, canadenses, americanos, franceses e nacionais.